Motor fora de Ponto

Zafira 1.8 8V - Motor fora de ponto, um dente atrasado.


O que vamos demonstrar aqui é a possibilidade de fazer uma análise do sincronismo do motor pela dinâmica do ar com os transdutores. Para este efeito de análise se usa um gabarito em graus, utilizando dois pontos do pico máximo do transdutor de pressão, sendo 0° grau e 720° graus, sendo um ciclo completo do motor, ou seja, duas voltas do virabrequim. Agora observem o ponto de 380° o mesmo deve coincidir com o meio da rampa descendente entre final de escape e começo de admissão e, porem nesta imagem abaixo a mesma se encontra deslocada para a esquerda.



Em sequência este motor foi corrigido o ponto e, observem abaixo na imagem que o ângulo de 380° graus coincide com o centro da rampa descendente entre final de escape e começo de admissão.



Este sinal acima é uma forma de onda padrão para um motor em sincronismo correto, esta análise foi realizada com um gabarito antigo, hoje existem outros recursos como o gabaritop . Outra forma de analisar o grau do motor é pelo sinal de CKP, este podemos explicar em outro artigo em breve, fique por dentro.

Nota: Análise realizada por Paulo Jovino em sábado, 14 de março de 2015, no seu antigo Blog.



Jordan Jovino

Engenheiro Mecânico

88 visualizações0 comentário