Transdutores Automotivo o que você deve saber para aplicá-lo
- Jovino Jov ino
- 26 de nov. de 2021
- 5 min de leitura
Porem para trabalhar com esta ferramenta não é tão simples como se possa imaginar, exige alguns conhecimentos do técnico, caso contrário irá ter algumas dificuldades.
Mas não é pela dificuldade que o técnico irá desistir, o mesmo irá buscar conhecimento para utilizar a ferramenta, e quem tem a ganhar em buscar conhecimento é o técnico e o cliente. Para trabalhar com estas ferramentas, o técnico deve ter alguns conhecimentos de algumas grandezas da física.
Eletricidade:
Para entender os fundamentos da eletricidade, precisamos começar nos concentrando nos átomos, um dos blocos básicos de construção da vida e da matéria. Os átomos existem em mais de cem formas diferentes como elementos químicos como hidrogênio, carbono, oxigênio e cobre. Átomos de muitos tipos podem se combinar para formar moléculas, que constroem a matéria que podemos ver e tocar fisicamente. Um átomo é construído com uma combinação de três partículas distintas: elétrons, prótons e nêutrons. Cada átomo tem um núcleo central, onde os prótons e nêutrons estão densamente compactados. Ao redor do núcleo está um grupo de elétrons em órbita. (Fig.1)

Lei de Ohm | Voltagem | Resistência | Corrente
Um circuito elétrico é formado quando um caminho condutor é criado para permitir que a carga elétrica se mova continuamente. Este movimento contínuo de carga elétrica através dos condutores de um circuito é chamado de corrente e é frequentemente referido em termos de “fluxo”, assim como o fluxo de um líquido através de um tubo oco.
A força que motiva os portadores de carga a “fluir” em um circuito é chamada de tensão. A tensão é uma medida específica de energia potencial que é sempre relativa entre dois pontos.
Quando falamos de uma certa quantidade de voltagem presente em um circuito, estamos nos referindo à medição de quanta energia potencial existe para mover portadores de carga de um ponto particular nesse circuito para outro ponto particular. Sem referência a dois pontos específicos, o termo “tensão” não tem significado.
A corrente tende a se mover através dos condutores com algum grau de atrito ou oposição ao movimento. Essa oposição ao movimento é mais apropriadamente chamada de resistência. A quantidade de corrente em um circuito depende da quantidade de voltagem e da quantidade de resistência no circuito para se opor ao fluxo de corrente.
Assim como a tensão, a resistência é uma quantidade relativa entre dois pontos. Por esse motivo, as quantidades de tensão e resistência são frequentemente declaradas como estando “entre” ou “entre” dois pontos em um circuito. (Fig.2)

Pressão:
Pressão significa força que é exercida sobre algum uma área. Pode também indicar o ato de comprimir ou pressionar. Também corresponde a uma grandeza do contexto da Física. Na Física, a pressão é uma grandeza que quantificada através da razão entre a força (F) e a área (A) da superfície em questão, onde a força é aplicada. É possível determinar a pressão através de alguns instrumentos, entre eles o manômetro, o barômetro, o piezômetro e o vacuômetro. Segundo o Sistema Internacional, a pressão é medida na unidade N/m² (Newton por metro quadrado), unidade igualmente conhecida como pascal. Existem outras unidades como bar, PSI,mmHg, milibar, atm. (Fig.3)

Pressão atmosférica
É a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre. Cada cidade é localizada em uma diferente altitude, alterando assim o valor da pressão atmosférica em diferentes localidades. (Fig.4)

Pressão absoluta
É a pressão total exercida sobre um corpo na superfície da Terra. Para calcularmos a pressão absoluta sobre um corpo, devemos levar em conta a atuação de duas pressões distintas: a pressão atmosférica e a pressão relativa. Em resumo a pressão absoluta é soma da pressão relativa mais a pressão atmosférica.
Pressão relativa
É a diferença de pressão entre a pressão atmosférica do local e a pressão do fluído. É também conhecida como pressão manométrica. Em resumo a pressão relativa é como se definíssemos a pressão atm como valor de zero de referência e toda a pressão acima da atm é a pressão relativa.
Exemplo: Suponhamos que a pressão atm de alguma cidade é de 940 mBar a 700 metros acima do nível do mar, e quando se está medindo a pressão da bomba de combustível com o manômetro encontra o valor de 3.5 bar na linha de combustível. Este mesmo teste a nível do mar a pressão da bomba também será de 3.5 bar. Mas porque a pressão é a mesma, sendo que ela muda de acordo com a altitude? A medição está sendo realizada com um manômetro e o mesmo medi a pressão relativa tendo a pressão atm como zero.
Vácuo
É o valor da pressão atm menos a pressão absoluta, o vácuo é uma sucção uma depressão, seu valor é inferior a pressão atmosférica, sua unidade de medida mais utilizada é mmHG e cmHG. Muitos confundem o vácuo do motor com a pressão do MAP, logo a pressão do MAP é a pressão atm menos o vácuo. (Fig.5)

Pressão Estática
Pressão exercida por um fluído em repouso, é a pressão que ocorre dentro do cilindro quando o pistão parte de PMI para PMS, o ar comprimido em seu curso total é a pressão de compressão do motor. Para analisar essa pressão em motores de ciclo OTTO se utiliza um manômetro com tubo de bourdon, onde a aplicação é no orifício da vela. Este método de análise mensura a pressão total do cilindro e é muito aplicado pelos técnicos automotivo, sua pressão varia entre 12 a 16 bar aproximadamente em um cilindro em bom estado de vedação. (Fig.6)

Pressão de combustão
É a pressão que ocorre dentro do cilindro com efeito da queima do combustível, durante o funcionamento do motor, a fonte da rede obtida são as pressões do cilindro. A pressão torna-se a força do gás no pistão e causa a rotação do virabrequim. Determinar a pressão do cilindro é bastante difícil. Exceto para estudos experimentais, podem ser detectados os valores aproximados usando o ciclo Otto ideal e simulações de motor. A pressão do cilindro em combustão varia entre 30 a 50 Bar, e a temperatura dentro do cilindro atinge em torno de 2000 °C a 2400 ° C . (Fig.7)

Pressão Cinemática
Pressão exercida por um fluído em movimento sobre uma superfície. Em geral é associada à quantidade de movimento de um fluído em fluxo, também chamada pressão dinâmica. A pressão dinâmica é a pressão de um fluído ocasionada pela velocidade do escoamento. O transdutor de pressão trabalha na pressão dinâmica, na pressão de escoamento dos gases sem efeito de combustão. Na pressão estática com um manômetro de bourdon a pressão atinge de 12 a 16 Bar e com o transdutor na pressão dinâmica o valor varia de 4 a 6 Bar. (Fig.8)

Boa noites .estou ingatinhando no assunto osciloscópio essa matéria me esclarece muitas dúvidas. Obrigado